Jesus coroado de espinhos e apresentado ao povo
MT 27,29
«E tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sôbre a cabeça, e na sua mão direita uma cana. E ajoelhando diante dêle, o escarneciam, dizendo: Deus te salve, rei dos judeus.»
SUMÁRIO
A coroa de espinhos e o Ecce Homo revelam a mansidão de Jesus diante dos ultrajes. A alma reconhece o seu verdadeiro Rei e entrega-lhe o governo do coração.
Ponto I
«Então os soldados do governador, tomando a Jesus para o levarem ao Pretório, fizeram formar à roda dêle tôda a coorte:» (Mt 27,27). «E despindo-o, lhe vestiram um manto carmezim.» (Mt 27,28). «E tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sôbre a cabeça, e na sua mão direita uma cana. E ajoelhando diante dêle, o escarneciam, dizendo: Deus te salve, rei dos judeus.» (Mt 27,29). Vamos observar outros bárbaros tormentos que aqueles soldados acrescentam ao Senhor já atormentado. Reúnem-se todos os da coorte e põem-lhe sobre os ombros uma clâmide vermelha, um manto velho que os soldados vestiam sobre as armas, como sinal da púrpura real. Colocam-lhe nas mãos uma cana, como sinal do cetro, e na cabeça um feixe de espinhos como coroa, mas à maneira de um capacete que lhe cercava toda a cabeça. Como, apenas com as mãos, os espinhos já não entravam mais para traspassar aquela cabeça sagrada, antes dolorida pelos golpes dos açoites, tomam as canas e, enquanto lhe cospem no rosto, enterram com toda a força aquela coroa cruel: «E cuspindo nêle, tomaram uma cana, e lhe davam com ela na cabeça.» (Mt 27,30).
Ó espinhos, ó criaturas ingratas, que fazeis? Assim atormentais o vosso Criador? Mas para que censurar os espinhos? Ó pensamentos iníquos dos homens, fostes vós que traspassastes a cabeça do meu Redentor. Sim, Jesus meu, nós, pelos nossos perversos consentimentos, formamos a coroa dos vossos espinhos. Agora os detesto e aborreço mais que a morte ou qualquer outro mal. E a vós me volto novamente, com humildade, ó espinhos consagrados pelo sangue do Filho de Deus: traspassai a minha alma e conservai-a sempre dolorida por haver ofendido um Deus tão bom. E vós, Jesus, meu amor, já que tanto padeceis por mim, desligai-me das criaturas e de mim, para que possa dizer com verdade que já não pertenço a mim, mas somente a vós, inteiramente a vós.
Ó meu aflito Salvador, ó Rei do mundo, a que estado vos vejo reduzido! Apareceis como rei de escárnio e de dor; sois, em suma, a zombaria de toda Jerusalém. O sangue corre em rios da cabeça traspassada do Senhor pelo rosto e pelo peito. Admiro, meu Jesus, a crueldade dessa gente, que, não satisfeita de quase vos esfolar da cabeça aos pés, agora vos atormenta com novos tormentos e desprezos. Mas admiro mais a vossa mansidão e o vosso amor, pois tudo sofreis e aceitais por nós com tanta paciência: «O qual, quando o amaldiçoavam, não amaldiçoava: Padecendo, não ameaçava: Mas se entregava aquele que o julgava injustamente:» (1 Pd 2,23). Devia cumprir-se a predição do profeta de que o nosso Salvador seria saciado de dores e ignomínias: «Oferecerá a face ao que o ferir, fartar-se-á de opróbrios.» (Lm 3,30).
Mas vós, soldados, ainda não estais saciados? «E ajoelhando diante dêle, o escarneciam» (Mt 27,29). E diz São João: «Depois vinham ter com êle, e diziam-lhe: Deus te salve, rei dos judeus: E davam-lhe bofetadas.» (Jo 19,3). Depois de assim o atormentar e vestir como rei de teatro, ajoelham-se diante dele e zombam, dizendo: «Nós te saudamos, rei dos judeus.» Depois levantam-se, com risos e escárnios, e dão-lhe muitas bofetadas. Ó Deus, aquela sagrada cabeça de Jesus já estava toda dolorida pelos espinhos, de modo que a cada movimento sentia dores de morte; por isso cada bofetada ou golpe lhe causava um tormento extremamente cruel. Vai tu, minha alma, e reconhece-o ao menos como o Senhor supremo de tudo, como verdadeiramente é. Agradece-lhe e ama-o como Rei de dor e de amor, pois com este fim padece: para ser amado por ti.
Ponto II
«(Saíu pois Jesus trazendo uma coroa de espinhos, e um vestido de púrpura.) E Pilatos lhes disse: Eis aqui o homem.» (Jo 19,5). Depois da flagelação e da coroa de espinhos, Jesus foi novamente levado a Pilatos. Pilatos olhou-o e o viu tão dilacerado e desfigurado que se persuadiu de mover o povo à compaixão apenas mostrando-o. Saiu, pois, à varanda, levando consigo o nosso Salvador aflito, e disse: «Eis aqui o homem». Era como dizer aos judeus: «Contentai-vos com o que sofreu até agora este pobre inocente. Eis aquele homem de quem temíeis que desejasse fazer-se vosso rei; olhai o estado a que ficou reduzido. Que temor ainda tendes, agora que já não tem condições de continuar a viver? Deixai-o ir morrer em casa, pois pouco lhe pode restar de vida.»
Contempla também tu, minha alma, naquela varanda, o teu Senhor amarrado e puxado por um verdugo. Vê como está meio despido, inteiramente chagado e ensanguentado, as carnes todas dilaceradas, tendo por cima aquele trapo de púrpura que apenas serve de zombaria e aquela coroa bárbara que continua a atormentá-lo. Contempla a que estado se reduziu o teu pastor para encontrar-te, ovelhinha perdida. Ah, meu Jesus, quantas aparições em cena os homens vos fazem fazer, todas de dor e aviltamento! Ah, doce Redentor, inspirais compaixão até às feras, mas aqui não encontrais piedade! Eis o que responde essa gente: «Então os príncipes dos sacerdotes, e os oficiais, tendo-o visto, gritaram, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós outros, crucificai-o: Porque eu não acho nele crime algum.» (Jo 19,6).
Mas que dirão depois, meu Senhor, no dia final do mundo, quando vos virem glorioso, a julgar sobre um trono luminoso? Ai, meu Jesus, também eu disse um dia «Crucifica-o, crucifica-o», quando vos ofendi com os meus pecados. Agora, porém, sinto por eles pesar acima de todo mal e vos amo acima de qualquer bem, ó Deus da minha alma. Perdoai-me pelos méritos da vossa Paixão e fazei que naquele dia eu vos contemple em paz comigo, e não na vossa ira.
Pilatos mostra Jesus aos hebreus da varanda e diz: «Eis aqui o homem.» Mas ao mesmo tempo o Pai eterno, do céu, convida-nos a olhar Jesus Cristo naquele estado e também diz: «Eis aqui o homem.» Homens, esse homem que vedes tão atormentado e aviltado é o meu Filho amado; por vosso amor e para pagar os vossos pecados tanto sofre. Contemplai-o, agradecei-lhe e amai-o. Meu Deus e meu Pai, dizeis que eu olhe esse vosso Filho; mas vos peço que também vós o olheis por mim. Olhai-o e, por amor desse Filho, tende piedade de mim.
Vendo os judeus que, apesar dos seus clamores, Pilatos ainda procurava libertar Jesus, pensaram em obrigá-lo a condenar o Salvador, dizendo que, de outro modo, se declararia inimigo de César: «E dêste ponto em diante buscava Pilatos algum meio de o livrar. Mas os judeus gritavam, dizendo: Tu se livras a êste, não és amigo do César: Porque todo o que se faz rei, contradiz ao César.» (Jo 19,12). Assim, para desgraça deles, acertaram: Pilatos, ouvindo isso, teve medo de perder o favor de César e, levando consigo Jesus Cristo, vai sentar-se para pronunciar a sentença e condená-lo: «Pilatos pois como ouviu estas vozes, trouxe para fora a Jesus: E assentou-se no seu tribunal, no lugar que se chama Litostrotos, e em hebraico Gabata.» (Jo 19,13). Mas, ainda atormentado pelo remorso da consciência, por saber que condenava um inocente, volta-se novamente aos judeus e diz: «Eis aqui o vosso rei» (Jo 19,14). Devo, pois, condenar o vosso Rei? Eles clamavam: «Tira-o, tira-o, crucifica-o» (Jo 19,15). Com mais fúria do que antes, replicavam: «Que rei nosso, Pilatos, que rei? Sempre o fazes aparecer diante de nós? Tira-o dos nossos olhos e faze-o morrer crucificado.»
Ah, meu Senhor, Verbo encarnado, viestes do céu à terra para conversar com os homens e salvá-los, e eles já não podem ver-vos entre si: tanto trabalham para vos fazer morrer e não vos ver mais! Pilatos ainda resiste e repete: «Mas êles diziam a gritos: Tira-o, tira-o, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Pois eu hei de crucificar o vosso rei? Responderam os príncipes dos sacerdotes: Nós não temos outro rei senão o César.» (Jo 19,15). Ah, meu adorado Jesus, eles não vos querem reconhecer como Senhor e dizem que não têm outro rei senão César. Eu vos confesso como meu Rei e Deus e declaro que não quero outro rei do meu coração senão vós, meu Redentor. Ai, um dia também me deixei dominar pelas minhas paixões e vos expulsei da minha alma, meu Rei divino! Agora quero que somente vós nela reineis, vós ordeneis e ela obedeça.
Dir-vos-ei com Santa Teresa: «Ó amante, que me amais mais do que posso compreender, providenciai que a minha alma vos sirva segundo o vosso gosto, mais do que segundo o dela. Morra enfim este eu e em mim viva outro, em lugar deste eu. Que ele viva e me comunique vida. Reine ele e eu seja escrava, pois a minha alma não deseja outra liberdade!» Ó feliz a alma que de verdade pode dizer: Meu Jesus, sois meu único Rei, meu bem único, meu único amor!

