Rezar

SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

Meditação do dia

Quarta dor de Maria Santíssima: o encontro com Jesus a carregar a cruz

QUARTA-FEIRA, 24 DE MARÇO · QUARTA-FEIRA — FÉRIA DA SEMANA SANTA

Quarta dor de Maria Santíssima: o encontro com Jesus a carregar a cruz

IS 53,2

«E vimo-lo, e não tinha parecença do que era, e por isso nós o estranhamos.»

SUMÁRIO

No caminho do Calvário, a Mãe Dolorosa vai ao encontro do seu Filho condenado à morte, que carrega aos ombros o pesado lenho da cruz. Entre o tropel dos algozes e os insultos da plebe, trocam-se olhares de inefável ternura e aflição entre Jesus e Maria. Consideram-se o martírio interior de ambos na subida do Calvário e o chamamento a carregar com fidelidade a nossa própria cruz até o fim da vida.

Ponto IA notícia da condenação e o encontro na Via Dolorosa

Contempla São Boaventura que a Bem-Aventurada Virgem transcorreu em contínua vigília e pranto a noite que precedeu a Paixão do seu doce Filho. Rompendo a manhã, acorriam à desolada Mãe os discípulos de Jesus, trazendo sucessivas notícias de amargura: um relatava os ultrajes padecidos no pretório de Caifás, outro os esgares afrontosos no palácio de Herodes, outro a flagelação impiedosa e os espinhos cravados na cabeça divina. Cumpria-se então em Maria a profecia de Jeremias: «Não há quem a console dentre todos os seus entes queridos» (Lm 1,2).

Apresenta-se por fim o apóstolo São João e comunica-lhe em lágrimas: «Ó Mãe das dores, o vosso Jesus foi sentenciado pelo iníquo Pilato à morte de cruz, e já avança arrastando sobre os ombros o madeiro infame em direção ao Calvário (Jo 19,17); apressai-vos, se quereis contemplá-lo ainda vivo e tributar-lhe a última despedida antes do suplício». Parte sem demora a divina Mãe com o discípulo amado, reconhecendo as pegadas do Filho pelas gotas de sangue que manchavam as pedras da estrada. Adiantando-se por atalho mais breve, aguarda na esquina de uma rua o cortejo lúgubre que se aproximava: «A Mãe tristíssima vai ao encontro do tristíssimo Filho», exclama São Bernardo.

Que mar de opróbrios não teve a santa Senhora de ouvir ali da boca dos inimigos de Cristo! E que aflição mortal não trespassou o seu peito ao avistar primeiro os algozes com as cordas, cravos e martelos, ao som da trombeta que apregoava a sentença capital! Por detrás do cortejo desponta afinal o Redentor: todo dilacerado pelas chagas, coroado de espinhos agudos e vergado sob duas pesadas traves. Tão desfigurado pelas pancadas e poeira sangrenta que mal se distinguia a sua fisionomia celeste, aplicando-se-lhe o oráculo de Isaías: «E vimo-lo, e não tinha parecença do que era, e por isso nós o estranhamos; reputamo-lo qual um leproso ferido» (Is 53,2-4).

Ponto IIOs olhares de recíproca aflição e a necessidade da nossa cruz

Mas o afeto filial e materno logo os faz reconhecer-se mutuamente. O Salvador, afastando dos olhos um coágulo de sangue que lhe interceptava a vista, fixou a sua Mãe querida; e Maria contemplou o seu amantíssimo Jesus. Oh, que olhares trespassados de dor recíproca! Eram como dardos de fogo e aflição a penetrar simultaneamente naquelas duas almas puríssimas. Queria a Mãe estreitá-lo com piedade maternal em seus braços, mas os soldados empurram rudemente o paciente Cordeiro com pancadas, e Maria põe-se a acompanhá-lo no rastro dos seus passos.

Para onde vos dirigis, ó Virgem santa? Caminhais para o Gólgota a fim de ver expirar pregado num madeiro Aquele que é a vossa própria vida? Lembra São Lourenço Justiniano as palavras que Jesus então dirigia no íntimo à sua bendita Mãe: «Por que acudis com tanta pressa, ó Mãe? Se vierdes aonde vou, sereis atormentada pelo meu suplício, e eu serei trespassado pelo vosso martírio». Todavia, Maria não recua: o Filho segue adiante e a Mãe acompanha-o decidida a ser espiritualmente crucificada junto com ele.

Se uma fera selvagem, vendo o seu filhote arrastado ao matadouro, comoveria a compaixão de qualquer observador, como não nos enterneceremos perante o espetáculo da Rainha dos anjos que caminha após o Cordeiro sem mancha levado à imolação por nossas prevaricações? E por qual razão quis o Redentor ser auxiliado pelo Cireneu ao carregar o madeiro, enquanto em todos os outros tormentos esteve só? Responde São João Crisóstomo: «Para que compreendesses que a cruz de Cristo não te aproveita sem a tua própria cruz». Não basta aos cristãos admirar de longe o lenho de Jesus; cumpre abraçar com resignação as adversidades quotidianas que a Providência nos envia.

AFETOS E ORAÇÕES

Ó minha Mãe das dores, pelos incomparáveis merecimentos do martírio que suportou a vossa alma ao contemplar o vosso idolatrado Jesus marchando para o suplício da cruz, concedei-me a virtude de carregar com paciência serena e submissa todos os fardos que Deus determinar para a minha vida terrena. Quão venturoso serei se aprender a acompanhar-vos na senda do Calvário com a minha própria cruz até à hora da minha morte! Vós e o vosso amado Filho, sendo sumamente puros e inocentes, abraçastes um madeiro de indizível peso; e recusarei eu a minha leve provação, sendo pecador digno dos suplícios eternos? Ó Virgem puríssima, em vossa poderosa intercessão confio para suportar com santa constância todos os trabalhos deste desterro. Amém.

Tradução do projeto, feita do original italiano de Santo Afonso Maria de Ligório: Le glorie di Maria (1750), Parte seconda, Riflessioni sopra ciascuno de' sette dolori di Maria in particolare, Sul dolore IV: «Dell'incontro con Gesù che andava alla morte», pp. 550-556 da paginação do corpus. Ver o texto italiano.

Disposição dos dias segundo o P. Giacomo Maria Cristini, C.Ss.R. Tradução em revisão.