Respeito devido à dignidade sacerdotal
SL 81,6
«Eu disse: Sois deuses, e todos filhos do Excelso.»
SUMÁRIO
A dignidade do sacerdócio, seus poderes sacramentais e a santidade exigida por tão elevado ministério.
Ponto I
Santo Inácio mártir afirma que o sacerdócio ocupa o cume das dignidades criadas. Santo Efrém o chama dignidade infinita: «É prodígio admirável esta grande, imensa e infinita dignidade sacerdotal». São João Crisóstomo diz que o sacerdócio, embora exercido na terra, deve contar-se entre as realidades celestes. Cassiano ensina que o sacerdote está acima dos poderes terrenos e das alturas celestes: «Ó sacerdote de Deus, se contemplais a altura do céu, sois mais elevado; se considerais a grandeza dos senhores, sois mais sublime; sois inferior somente a Deus, vosso Criador». Inocêncio III declara que o sacerdote está entre Deus e o homem: menor que Deus, maior que o homem. São Dionísio o chama homem divino e atribui ao sacerdócio uma dignidade angélica, ou antes divina. Em suma, diz Santo Efrém, o dom da dignidade sacerdotal ultrapassa todo pensamento.
Basta recordar que Jesus Cristo mandou tratar os sacerdotes como sua própria pessoa: «O que a vós ouve, a mim ouve: E o que a vós despreza, a mim despreza. E quem a mim despreza, despreza aquêle que me enviou.» (Lc 10,16) São João Crisóstomo conclui que quem honra o sacerdote honra Cristo, e quem o injuria injuria Cristo. A venerável Maria de Oignies, considerando sua dignidade, beijava o chão que seus pés haviam pisado.
A dignidade sacerdotal mede-se pelos grandes ofícios confiados aos sacerdotes. Deus os escolheu para cuidar na terra de todos os seus negócios e interesses divinos: são uma ordem consagrada aos ministérios divinos. Santo Ambrósio denomina o ofício sacerdotal profissão divina. O sacerdote é ministro constituído por Deus como embaixador público de toda a Igreja, para honrá-lo e alcançar graças para os fiéis.
Toda a Igreja não pode prestar a Deus tanta honra, nem obter tantas graças, como um único sacerdote celebrando uma Missa. Sem sacerdotes, a maior honra que a Igreja poderia oferecer seria sacrificar a vida de todos os homens; mas que valem essas vidas diante do sacrifício da vida de Jesus Cristo, de valor infinito? Que são todos os homens diante de Deus, senão um pouco de pó? «Com quem tomou ele conselho, que o instruiu, e lhe ensinou a vereda da justiça e o aperfeiçoou na ciência, e lhe mostrou o caminho da prudência?» (Is 40,15) E até um nada: «E não bastará o Líbano para queimar, e não bastarão os seus animais para um holocausto.» (Is 40,17) Ao celebrar uma Missa e sacrificar Jesus Cristo, o sacerdote dá a Deus honra infinitamente maior que a oferta de todas as vidas humanas.
Além disso, uma Missa honra a Deus mais que o culto que todos os anjos e santos do céu, juntamente com Maria Santíssima, lhe deram ou darão. Não podem prestar-lhe um culto infinito, como aquele que o sacerdote oferece no altar. Celebrando, o sacerdote apresenta a Deus uma ação de graças digna por todos os benefícios concedidos, inclusive aos bem-aventurados; nem todos estes reunidos poderiam oferecer tal agradecimento. Também sob esse aspecto, a dignidade sacerdotal excede todas as dignidades, mesmo celestes.
Ponto II
O sacerdote é ainda embaixador do mundo inteiro diante de Deus, para interceder e alcançar graças para todas as criaturas. Trata familiarmente com Deus; para os sacerdotes nenhuma porta está fechada. Jesus morreu para constituir um sacerdote. Não era necessário que o Redentor morresse para salvar o mundo: uma gota de sangue, uma lágrima, uma oração bastariam para obter a salvação de todos; uma oração sua, de valor infinito, poderia salvar não um, mas mil mundos. Para constituir um sacerdote, porém, foi necessária a morte de Jesus Cristo. De outro modo, onde se encontraria a vítima que os sacerdotes da nova lei oferecem a Deus: vítima inteiramente santa e imaculada, capaz de lhe prestar honra digna de Deus? Como dissemos, todas as vidas humanas e angélicas não bastam para dar-lhe a honra infinita que uma única Missa oferece.
A dignidade do sacerdote mede-se também pelo poder que possui sobre o corpo real e o corpo místico de Jesus Cristo. Quanto ao corpo real, a fé ensina que o Verbo encarnado, à consagração feita pelo sacerdote, se obrigou a obedecer e a vir às suas mãos sob as espécies sacramentais. Admiramos que Deus tenha obedecido à voz de Josué, detendo o sol quando este disse: «Então falou Josué ao Senhor naquele dia, em que entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse em presença deles: Sol, detém-te sobre Gabaon; e tu, lua, pára sobre o vale de Ajalon.» (Js 10,12) E o sol parou no meio do céu. Mais admirável ainda é que, às poucas palavras do sacerdote — «Isto é o meu corpo» —, o próprio Deus venha obedientemente ao altar, ou aonde o sacerdote o chame, quantas vezes o chame, e se coloque em suas mãos, embora esse sacerdote fosse seu inimigo.
Uma vez presente, fica à disposição do sacerdote: este o transfere de um lugar a outro; pode encerrá-lo no tabernáculo, expô-lo no altar, levá-lo para fora da igreja, recebê-lo como alimento ou dá-lo aos outros. «Ó poder imenso! Segundo a disposição deles, o corpo de Cristo torna-se presente pela transubstanciação da substância do pão; o Verbo desce do céu em carne e encontra-se sobre a mesa do altar». Aos sacerdotes foi concedido por graça o que nunca se deu aos anjos: estes assistem diante de Deus; aqueles o tocam com suas mãos, o distribuem e o recebem em si.
Quanto ao corpo místico de Jesus Cristo, formado pelos fiéis, o sacerdote possui o poder das chaves: pode libertar o pecador do inferno, torná-lo digno do paraíso e transformar um escravo do demônio em filho de Deus. O próprio Deus se obriga a confirmar o juízo sacerdotal: perdoa quando o sacerdote absolve o penitente, contanto que este esteja disposto para a absolvição; não perdoa quando ele não absolve. «Tão grande poder de julgar foi atribuído ao sacerdote, que o juízo celeste foi confiado à sua decisão». A sentença sacerdotal vem primeiro, e Deus a ratifica: «A sentença de Pedro precede a do Redentor; o Senhor segue seu servo, aprovando no alto o que este julga aqui embaixo».
Ponto III
Os sacerdotes são dispensadores das graças divinas e colaboradores de Deus: «Vede nos sacerdotes, na casa de Deus, os administradores dos bens divinos e os companheiros de Deus». São honra e colunas da Igreja, portas e porteiros do céu: «São o ornamento da Igreja, suas colunas firmíssimas, as portas da cidade eterna pelas quais todos entram até Cristo; são os porteiros que receberam as chaves do reino dos céus, os administradores da casa real, segundo cuja decisão se distribuem as condições de cada um».
Se o Redentor descesse a uma igreja e entrasse num confessionário para administrar a penitência, enquanto um sacerdote se sentasse em outro, Jesus diria: «Eu te absolvo»; o sacerdote diria as mesmas palavras; e os penitentes sairiam igualmente absolvidos de ambos. Que honra seria para alguém receber de seu rei o poder de libertar da prisão quem quisesse! Muito maior é o poder que o Pai eterno deu a Jesus Cristo, e este aos sacerdotes: libertar do inferno não apenas corpos, mas almas. «Todo o juízo lhes foi entregue pelo Filho; como transportados ao céu, foram elevados a esse governo. Se um rei concedesse a alguém o poder de soltar os encarcerados, todos o julgariam feliz. Mas quem recebe de Deus esse poder tanto maior quanto as almas superam os corpos!»
Assim, a dignidade sacerdotal é a mais nobre deste mundo. Excede as dignidades dos reis, dos imperadores e dos anjos: «Elevou-vos, sacerdotes, acima dos reis e imperadores, acima dos anjos». Santo Ambrósio compara a dignidade dos reis com a sacerdotal como o chumbo com o ouro: «Seria ainda inferior à comparação do chumbo com o ouro. O ouro não supera tanto o chumbo em valor quanto a dignidade sacerdotal supera o poder régio». A razão é que o poder dos reis alcança bens temporais e corpos; o dos sacerdotes alcança bens espirituais e almas. Quanto a alma excede o corpo, tanto o sacerdócio excede a realeza. São João Crisóstomo diz: «Os governantes têm poder de prender, mas somente os corpos; o vínculo dos sacerdotes atinge também as almas».
Os reis terrenos gloriam-se em honrar os sacerdotes. «Cabe a um bom príncipe honrar os sacerdotes de Deus», escreveu o papa Marcelino. De boa vontade ajoelham-se diante deles, beijam-lhes as mãos e inclinam a cabeça para receber sua bênção: «Os reis, de joelhos, vos apresentam dons, beijam vossas mãos e são santificados pelo seu contato». Esse governo é maior que o régio; por isso o rei curva a cabeça sob a mão do sacerdote.
Barônio narra, no ano 325, número 15, que Leôncio, bispo de Trípoli, chamado pela imperatriz Eusébia, respondeu que, se ela o desejava, devia aceitar certas condições: à sua chegada desceria imediatamente do trono e viria inclinar a cabeça sob suas mãos para pedir e receber sua bênção; ele se sentaria, mas ela só poderia sentar-se com sua licença. Sem essas condições, não iria. Quando o imperador Máximo o recebeu à mesa, São Martinho, ao beber honrou primeiro seu capelão e depois o imperador. No Concílio de Niceia, o imperador Constantino quis tomar o último lugar, depois de todos os sacerdotes, numa cadeira mais baixa; nem se sentou sem sua permissão. O rei São Boleslau venerava tanto os sacerdotes que não ousava sequer sentar-se em sua presença.
Ponto IV
A dignidade sacerdotal supera também a angélica, como escreve Santo Tomás. São Gregório Nazianzeno diz: «Até os anjos veneram o sacerdócio». Todos os anjos do céu não podem absolver um pecado. Os anjos da guarda assistem às almas que lhes foram confiadas e, quando as veem em pecado, procuram levá-las aos sacerdotes, esperando que estes as absolvam: «Embora assistam, aguardam a ordem daquele que preside; nenhum deles possui o poder de ligar e desligar». Se São Miguel estiver junto de alguém que agoniza e o invoca, o santo arcanjo poderá expulsar os demônios, mas não libertará essa alma de suas cadeias sem a vinda de um sacerdote que a absolva.
São Francisco de Sales, depois de ordenar um bom clérigo, viu-o parar à saída, como se cedesse passagem a outra pessoa. Perguntado pelo santo, respondeu que o Senhor lhe concedera ver seu anjo da guarda. Antes da ordenação, o anjo caminhava à sua direita e o precedia; depois, ficava à esquerda e não queria passar à frente. Por isso se detivera à porta, numa santa disputa com o anjo. São Francisco de Assis dizia: «Se eu visse um anjo do paraíso e um sacerdote, dobraria o joelho primeiro diante do sacerdote, depois diante do anjo».
Além disso, o poder sacerdotal excede o de Maria Santíssima: a Mãe divina pode orar por uma alma e obter pela oração tudo o que deseja, mas não pode absolvê-la nem da menor culpa. Inocêncio III diz: «Embora a bem-aventurada Virgem fosse mais excelente que os apóstolos, o Senhor confiou as chaves do reino dos céus a eles, e não a ela». São Bernardino de Sena escreveu: «Virgem bendita, perdoai-me, pois não falo contra vós: ele elevou o sacerdócio acima de vós». E apresenta a razão: Maria concebeu Jesus Cristo uma vez; o sacerdote, consagrando, por assim dizer, o concebe quantas vezes quiser. Se a pessoa do Redentor ainda não estivesse no mundo, as palavras da consagração produziriam essa grande pessoa do Homem-Deus. «Ó venerável dignidade dos sacerdotes, em cujas mãos o Filho de Deus se encarna como no seio da Virgem!», diz Santo Agostinho.
Por isso São Bernardo chama os sacerdotes pais de Cristo. São a causa ativa de que a pessoa de Jesus Cristo exista realmente na hóstia consagrada. Em certo sentido, pode-se chamar o sacerdote criador de seu Criador, pois, pronunciando as palavras da consagração, por assim dizer cria Jesus sacramentado, dando-lhe existência sacramental e tornando-o presente como vítima para oferecer ao Pai eterno. Assim como bastou a Deus falar para criar o mundo — «Porque êle disse, e foram feitas as coisas: Êle mandou e foram criadas.» (Sl 32,9) —, basta ao sacerdote dizer sobre o pão: «Isto é o meu corpo»; e já não é pão, mas o corpo de Jesus Cristo. «O poder sacerdotal é como o das Pessoas divinas, pois na transubstanciação do pão se exige força tão grande quanto na criação do mundo».
Santo Agostinho escreveu: «Ó venerável santidade dessas mãos! Ó feliz ministério! Aquele que me criou concedeu-me, se é lícito dizê-lo, criá-lo; aquele que me criou sem mim tornou-se presente por meu intermédio». Assim como a palavra divina criou céu e terra, diz São Jerônimo, as palavras do sacerdote tornam Cristo presente: «À ordem do Senhor surgiram do nada as alturas dos céus e a vastidão da terra; igual poder sua força concede às palavras do sacerdote».
Tão grande é a dignidade sacerdotal que o sacerdote chega a abençoar no altar Jesus Cristo, como vítima a ser oferecida ao Pai eterno. O padre Mansi explica que, no sacrifício da Missa, Jesus é considerado principal oferente e vítima: como oferente, abençoa o sacerdote; como vítima, recebe a bênção dele.
Ponto V
A grandeza da dignidade sacerdotal mede-se ainda pelo lugar que ocupa. O sacerdócio chama-se sede dos santos. Os sacerdotes são chamados vigários de Jesus Cristo porque fazem suas vezes na terra: «Sois vigários de Cristo, porque ocupais seu lugar». São Carlos Borromeu afirmou no sínodo de Milão que representam na terra a pessoa de Deus. Antes dele, o Apóstolo disse: «Logo nós fazemos o ofício de embaixadores em nome de Cristo, como que Deus vos admoesta por nós outros. Por Cristo vos rogamos que vos reconcilieis com Deus.» (2 Cor 5,20)
Ao subir ao céu, o Redentor deixou os sacerdotes em seu lugar na terra, como mediadores entre Deus e os homens; primeiramente nos altares: «Aproxime-se o sacerdote do tribunal do altar como Cristo». «No altar, o sacerdote exerce o ofício de Cristo». «Ao verdes o sacerdote oferecendo, considerai a mão de Cristo invisivelmente estendida». Também ocupa o lugar do Salvador quando absolve pecados, dizendo: «Eu te absolvo». Esse grande poder recebido por Jesus Cristo do Pai eterno, Jesus o comunicou aos sacerdotes: «Jesus revestiu os sacerdotes do que é seu», escreveu Tertuliano.
Para perdoar um pecado é necessária toda a onipotência divina: «Ó Deus, que manifestais sobretudo vossa onipotência perdoando e usando de misericórdia», canta a santa Igreja. Por isso, ao ouvirem Jesus perdoar o paralítico, os judeus tinham razão em perguntar: «Como fala assim êste homem? êle diz uma blasfêmia. Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?» (Mc 2,7) Contudo, o que somente Deus pode realizar com sua onipotência também o sacerdote pode fazer ao dizer: «Eu te absolvo dos teus pecados», porque as fórmulas sacramentais, pronunciadas pelo sacerdote, realizam aquilo que significam.
Que maravilha seria ver alguém capaz de, com poucas palavras, mudar a cor negra de um mouro em branca! Maior obra realiza o sacerdote quando, ao dizer «Eu te absolvo», muda no mesmo instante o pecador de inimigo em amigo de Deus e de escravo do inferno em herdeiro do paraíso. O cardeal Hugo apresenta o Senhor dizendo ao sacerdote que absolve: «Criei céu e terra; mas dou-te uma criação melhor e mais nobre: faze nova uma alma que está em pecado». Uma alma nova: transforma-a de escrava de Lúcifer em minha filha. «Fiz a terra produzir seus frutos; dou-te uma criação melhor: fazer a alma produzir os seus». A alma sem graça é árvore seca, incapaz de dar fruto; recebendo a graça por intermédio do sacerdote, produz frutos de vida eterna. Santo Agostinho acrescenta que justificar o pecador é obra maior que criar céu e terra.
Jó pergunta: «E se tu tens braço como Deus, e trovejas com voz semelhante?» (Jó 40,4) Quem possui braço semelhante ao de Deus e voz que troveja como a divina? O sacerdote: ao absolver, emprega o braço e a voz de Deus para libertar as almas do inferno. Santo Ambrósio escreve que, absolvendo, o sacerdote desempenha o mesmo ofício do Espírito Santo ao justificar as almas. Por isso, ao conceder aos sacerdotes o poder de absolver, o Redentor soprou sobre eles e disse: «Tendo dito estas palavras, assoprou sôbre êles: E disse-lhes: Recebei o Espírito Santo:» (Jo 20,22) «Aos que vós perdoardes os pecados, ser-lhes-ão êles perdoados: E aos que vós os retiverdes, ser-lhes-ão êles retidos.» (Jo 20,23) Deu-lhes seu Espírito, o Espírito Santo que santifica as almas, e os constituiu seus cooperadores, segundo o Apóstolo: «Porque nós outros somos uns cooperadores de Deus: Vós sois agricultura de Deus, sois edifício de Deus:» (1 Cor 3,9) São Gregório diz: «Recebem a autoridade do juízo divino, para, com o direito de Deus, reter os pecados de uns e perdoar os de outros».
Ponto VI
Com razão São Clemente chamou o sacerdote um deus da terra, depois de Deus. Davi diz: «Salmo de Asaf. Deus assistiu sempre no conselho dos deuses: No meio dêles julga os mesmos deuses.» (Sl 81,1) Santo Agostinho explica que esses deuses são os sacerdotes: «Deuses do Altíssimo, em cuja assembleia o Deus dos deuses deseja permanecer». Inocêncio III escreveu: «Os sacerdotes recebem o nome de deuses por causa da dignidade de seu ofício».
Que desordem, porém, diz Santo Ambrósio, ver numa mesma pessoa uma dignidade elevadíssima e uma vida torpe, uma profissão divina e ações iníquas! «Não haja honra sublime e vida disforme, profissão divina e ação ilícita. Corresponda a conduta ao nome». Que é uma grande dignidade conferida a quem não a merece, pergunta Salviano, senão uma joia engastada no lodo?
O Apóstolo adverte: «E nenhum usurpa para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Aarão.» (Hb 5,4) «Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer Pontífice: Mas aquêle que lhe disse: - Tu és meu filho, eu hoje te gerei.» (Hb 5,5) Ninguém ouse subir ao sacerdócio sem receber antes o chamado divino, como Aarão; nem Jesus Cristo quis tomar por si a honra sacerdotal, mas esperou que o Pai o chamasse. Por isso compreendemos quão elevada é a dignidade sacerdotal. Quanto mais alta, contudo, tanto maior deve ser nosso temor. «Grande é a dignidade dos sacerdotes», diz São Jerônimo, «mas grande também sua queda, se pecam. Alegremo-nos com a elevação, mas temamos a queda».
São Gregório lamenta: «As pessoas eleitas, purificadas pelas mãos dos sacerdotes, entram na pátria celeste, enquanto os sacerdotes se apressam para os suplícios do inferno». Assemelham-se, diz o santo, à água do batismo, que lava os batizados de seus pecados e os envia ao céu, mas ela própria desce aos esgotos.

