Em que consiste a felicidade dos bem-aventurados no céu
SL 16,15
«Mas eu com justiça comparecerei na tua presença: Saciar-me-ei quando aparecer a tua glória.»
SUMÁRIO
A visão de Deus e o amor sem fim constituem a felicidade do céu. Os sofrimentos presentes passam; a alegria dos santos permanece sempre nova.
Ponto I
Vejamos o que torna plenamente felizes aqueles santos cidadãos do céu. A alma, contemplando Deus face a face, ao conhecer a beleza infinita que possui e todas as perfeições que o tornam merecedor de infinito amor, necessariamente há de amá-lo com todas as forças. Ama-o imensamente mais do que a si; quase se esquece de si, e não pensa nem deseja outra coisa senão ver contente o Amado, seu Deus. Vendo que Deus, objeto único de todos os seus afetos, goza de alegria infinita, essa alegria de Deus constitui todo seu paraíso. Se fosse capaz de coisas infinitas, vendo seu Amado infinitamente contente, sua própria alegria também seria infinita. Como a criatura não é capaz de alegria infinita, fica ao menos saciada de júbilo, sem desejar nada mais. É essa a saciedade que Davi desejava: «Mas eu com justiça comparecerei na tua presença: Saciar-me-ei quando aparecer a tua glória.» (Sl 16,15).
Assim se cumpre o que Deus diz à alma quando lhe dá a posse do paraíso: «Seu senhor lhe disse: Muito bem, servo bom, e fiel, já que foste fiel nas cousas pequenas, dar-te-ei a intendência das grandes; entra no gôzo de teu Senhor.» (Mt 25,21). Não diz à alegria que entre na alma, porque, sendo infinita, não pode caber na criatura. Diz, porém, à alma que entre na alegria, para receber dela uma parte: parte tão grande que a sacia e enche de júbilo. Por isso penso que, entre os atos de amor de Deus na oração mental, nenhum é mais perfeito do que alegrar-se com a alegria infinita de Deus. Certamente esse é o exercício contínuo dos bem-aventurados no céu. Quem frequentemente se alegra com a alegria de Deus começa, nesta terra, a praticar aquilo que espera fazer eternamente no céu. Tão grande é o amor em que ardem os santos do paraíso por Deus que, se neles entrasse o temor de perdê-lo ou de não amá-lo com todas as forças, como o amam, tal temor lhes faria sentir um inferno de pena. Mas não: estão certos, como estão certos de Deus, de que sempre o amarão com todas as forças e serão sempre amados por Deus; de que esse amor recíproco nunca se romperá na eternidade. Meu Deus, fazei-me digno dessa felicidade pelos méritos de Jesus Cristo.
O contentamento que constitui o paraíso será aumentado pelo esplendor daquela bela cidade de Deus, pela beleza e companhia dos seus cidadãos, especialmente da Rainha Maria, que aparecerá mais bela do que todo o paraíso, e de Jesus Cristo, cuja beleza excederá imensamente a de Maria. A alegria dos bem-aventurados será aumentada também pelos perigos que cada qual atravessou na vida de perder tamanho bem. Que ações de graças fará a Deus quem, por desventura, mereceu o inferno pelas próprias culpas, quando se vir lá no alto! Dali contemplará tantas pessoas condenadas por menos pecados do que os seus, enquanto se encontrará salvo e seguro de já não poder perder Deus, destinado a gozar eternamente aquelas delícias imensas do céu, delícias que jamais trazem tédio.
Na terra, por maiores e mais contínuas que sejam, as delícias, com o tempo, causam tédio. Os gozos do paraíso, porém, quanto mais se desfrutam, mais se desejam: o bem-aventurado sempre recebe dessas delícias pleno contentamento e sempre as deseja; sempre as deseja e sempre as alcança. Por isso o doce cântico com que os santos louvam Deus e lhe agradecem a felicidade recebida chama-se cântico novo: «Quando se edificava a casa depois do cativeiro. (1 Par 15.) Cantai ao Senhor um cântico novo: Cantai ao Senhor, habitantes de tôda a terra.» (Sl 95,1). Diz-se novo porque os júbilos do céu parecem sempre novos, como na primeira vez em que foram saboreados: sempre se desfrutam e se desejam, sempre se desejam e se experimentam. Assim, como os condenados se chamam vasos de ira, os bem-aventurados são chamados vasos de caridade, vasos do amor divino.
Diz justamente Santo Agostinho que, para adquirir essa felicidade eterna, seria necessário um trabalho eterno. Pouco trabalharam, pois, os anacoretas com suas penitências e orações para ganhar o paraíso. Pouco fizeram tantos santos que deixaram casas, riquezas e reinos para alcançar o paraíso. Pouco padeceram tantos mártires em cavaletes, couraças em brasa e mortes cruéis, para ganhar o paraíso. Cuidemos ao menos de sofrer alegremente as cruzes que Deus nos manda: se nos salvarmos, todas se converterão em alegrias eternas.
Quando as doenças, dores ou outras adversidades nos afligirem, elevemos os olhos ao céu e digamos: essas penas terminarão um dia, e depois delas espero gozar de Deus para sempre. Tomemos coragem para sofrer e desprezar as coisas do mundo. Feliz quem, na morte, puder dizer com Santa Ágata: «Senhor, que me tirastes o amor do mundo, recebei a minha alma». Recebei minha alma, Senhor, vós que me libertastes do amor do mundo e me destes o vosso. Suportemos tudo, desprezemos tudo o que é criado: Jesus nos espera, com a coroa na mão, para fazer-nos reis do céu, se lhe formos fiéis.
AFETOS E ORAÇÕES
Mas como posso, meu Jesus, aspirar a tamanho bem? Tantas vezes, por míseros prazeres terrenos, renunciei diante de vós ao paraíso, e pisei vossa graça! Vosso sangue, porém, dá-me ânimo para esperar o paraíso depois de tantas vezes ter merecido o inferno: morrestes na cruz justamente para conceder o paraíso a quem dele não era digno. Meu Redentor e Deus, não quero voltar a perder-vos; dai-me auxílio para vos ser fiel. Venha a nós o vosso reino: pelos méritos do vosso sangue, fazei-me entrar um dia no vosso reino. Enquanto a morte não chegar, fazei-me cumprir perfeitamente a vossa vontade. Seja feita a vossa vontade: esse é o maior bem e o paraíso que, na terra, pode ter quem vos ama.
Entretanto, almas que amais a Deus, enquanto vivemos neste vale de lágrimas, desejemos sempre o paraíso, dizendo: Bela pátria, onde ao amor Se dá amor por recompensa, Por ti suspiro a toda hora: Quando, ó Deus, virá esse dia?

