Desprezo do mundo com o pensamento da morte
1 COR 7,31
«E os que usam dêste mundo, como se dêle não usassem: Porque a figura dêste mundo passa.»
SUMÁRIO
À luz da morte, honras e riquezas revelam sua fugacidade. A alma renuncia ao mundo e entrega-se ao amor de Deus.
Ponto I
Pensar na vaidade do mundo e reconhecer que tudo aquilo que ele estima é mentira e engano levou muitas almas a entregar-se inteiramente a Deus. «Porque, de que aproveita ao homem ganhar todo o mundo, se vier a perder a sua alma? Ou que comutação fará o homem para recobrar a sua alma?» (Mt 16,26). Que proveito terá ganhado o mundo inteiro quem perder a alma para sempre? Essa grande sentença do Evangelho levou tantas pessoas na juventude a abandonar família, pátria, bens, honras e até coroas, para recolher-se num claustro ou num deserto e ali ocupar-se somente de Deus!
O dia da morte recebe o nome de dia da perda: «Perto está o dia da perdição» (cf. Dt 32,35). É dia de perda porque nele teremos de deixar todos os bens adquiridos nesta terra. Por isso Santo Ambrósio diz sabiamente que é falso chamar nossos a esses bens: não podemos levá-los ao outro mundo, onde permaneceremos eternamente. «Não são nossos os bens que não podemos levar conosco; só a virtude nos acompanha», escreve o santo. Somente as obras santas nos seguirão e nos darão consolação na eternidade.
Toda fortuna terrena, os cargos mais elevados, a prata, o ouro e as pedras mais preciosas, vistos do leito de morte, perdem o brilho. A sombra funesta da morte escurece mesmo os cetros e as coroas, mostrando que tudo quanto o mundo estima é apenas fumaça, lodo, vaidade e miséria. De que servem, na morte, todas as riquezas acumuladas, se depois dela só cabe a quem morre uma caixa de madeira, onde seu corpo será colocado para apodrecer? De que serve a tão celebrada beleza corporal, quando dela só restarão um pouco de pó malcheiroso e alguns ossos descarnados?
Que é a vida humana nesta terra? Eis como São Tiago a descreve: «Porque que coisa é a vossa vida? E um vapor, que aparece por um pouco de tempo, e que depois se desvanecerá; em vez de dizerdes: Se o Senhor. quiser. E: Se nós' vivermos, faremos esta ou aquela coisa.» (Tg 4,15). É um vapor que se mostra por breve tempo e depois deixa de aparecer. Hoje uma pessoa poderosa recebe estima, temor e louvor; amanhã recebe desprezo, censura e maldição: «Vi ao ímpio sumamente exaltado, e elevado como os cedros do Líbano.» (Sl 36,35); «E passei, e eis-que não era: E o busquei, e não foi achado o lugar dêle.» (Sl 36,36). Já não está em sua amada casa de campo nem no grande palácio que construiu. Onde está? Reduzida a pó na sepultura.
«Canaã, em cuja mão está uma balança enganosa, amou a calúnia.» (Os 12,7). O Espírito Santo nos adverte que não nos deixemos iludir pelo mundo: ele pesa os bens com uma balança falsa. Devemos pesá-los pela balança verdadeira da fé, que dá a conhecer os bens reais; nunca merecem esse nome os que depressa acabam. Santa Teresa dizia: «Não se deve fazer caso de coisa alguma que termina com a morte».
Ó Deus, que grandeza resta a tantos primeiros ministros, comandantes de exércitos, príncipes e imperadores de Roma, depois que terminou para eles a representação e se encontram na eternidade? «As espadas do inimigo perderam a sua fôrça para sempre: E destruíste as suas cidades. A memória deles pereceu com ruído:» (Sl 9,7). Desempenharam grande papel no mundo, seu nome ecoou por toda parte; depois que morreram, acabaram para eles o papel, o nome e tudo mais. Convém recordar a inscrição de um cemitério onde jazem cavaleiros e damas: Aqui termina toda grandeza, Toda pompa da terra e toda beleza; Vermes, luto, pedra humilde ou pouca areia Encerram enfim de cada vida a breve cena.
(1 Cor 7,31): «E os que usam dêste mundo, como se dêle não usassem: Porque a figura dêste mundo passa.». Nossa vida é, em suma, uma cena passageira que logo termina. Terminará para todos: nobreza e povo, reis e vassalos, ricos e pobres. Feliz quem nela desempenhou bem sua parte diante de Deus!
Filipe III, rei da Espanha, morreu ainda jovem, aos quarenta e dois anos. Antes de morrer, disse a quem o assistia: «Quando eu morrer, anunciai o espetáculo que agora vedes; anunciai que, na morte, ter sido rei só serve para sentir a pena de ter reinado». Depois concluiu, suspirando: «Oh, se durante esse tempo tivesse vivido num deserto, procurando a santidade! Agora me apresentaria com maior confiança ao tribunal de Jesus Cristo!»
É conhecida a mudança de vida de São Francisco de Borja ao ver o cadáver da imperatriz Isabel, belíssima enquanto viveu, mas que depois de morta causava horror a quem a contemplava. Borja disse então: «É assim, portanto, que acabam os bens deste mundo?» E entregou-se todo a Deus.
Oxalá todos o imitássemos antes que a morte nos surpreenda! Apressemo-nos: a morte se aproxima, e ignoramos quando chegará. Não deixemos que da luz que Deus agora concede reste apenas o remorso e a conta a prestar diante dele, quando tivermos na mão a vela da agonia. Decidamos fazer agora aquilo que então desejaremos ter feito e já não poderemos fazer.
AFETOS E ORAÇÕES
Não, meu Deus: basta o tempo durante o qual me suportastes. Não quero prolongar vossa espera de ver-me entregue a vós. Muitas vezes me chamastes a romper com o mundo e consagrar-me inteiramente ao vosso amor. Agora renovais o chamado: aqui estou. Acolhei-me em vossos braços, pois neste instante me abandono por inteiro a vós.
Cordeiro imaculado, que no Calvário vos oferecestes em sacrifício, morrendo na cruz por mim, lavai-me primeiro com vosso sangue e perdoai cada injúria que de mim recebestes; depois abrasai-me em vosso amor santo. Acima de tudo eu vos amo; amo-vos com minha alma inteira. Que objeto poderia encontrar no mundo, fora de vós, mais digno de amor e que mais me tivesse amado? Maria, Mãe de Deus e minha advogada, rezai por mim e alcançai-me uma mudança de vida verdadeira e perseverante. Em vós ponho minha confiança.

