Rezar

SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

Meditação do dia

A meditação da Paixão de Jesus Cristo é uma escola do amor divino

SEXTA-FEIRA, 17 DE JULHO · SEXTA-FEIRA — FÉRIA DEPOIS DE PENTECOSTES

A meditação da Paixão de Jesus Cristo é uma escola do amor divino

LC 12,49

«Eu vim trazer fogo à terra, e que quero eu senão que êle se acenda?»

SUMÁRIO

A consideração das chagas de Jesus fortalece na tribulação e inflama a caridade. Os santos estudaram no Crucifixo a ciência de amar a Deus.

Ponto I

Nosso Redentor amantíssimo, que ama as almas, declarou que ao vir à terra fazer-se homem tinha como único fim acender nos corações a chama do amor santo: «Eu vim trazer fogo à terra, e que quero eu senão que êle se acenda?» (Lc 12,49). Oh, que belas chamas de caridade acendeu em tantas almas, especialmente pelas dores que escolheu sofrer na morte para mostrar-nos o amor imenso que nos conserva! Quantos corações felizes se inflamaram de amor nas chagas de Jesus, como em tantas fornalhas, e não recusaram consagrar-lhe bens, vida e todo seu ser! Com grande coragem venceram todas as dificuldades que encontravam para observar a lei divina, por amor daquele Senhor que, sendo Deus, quis sofrer tanto por eles. Foi este o conselho do Apóstolo para não desfalecermos e corrermos prontamente pelo caminho do céu: «Considerai, pois, atentamente aquêle que sofreu tal contradição dos pecadores contra a sua pessoa: Para que não vos fatigueis, desfalecendo em vossos ânimos» (Hb 12,3).

Por isso, cheio de amor, Santo Agostinho, contemplando Jesus chagado na cruz, rezava suavemente: «Escrevei, Senhor, vossas chagas no meu coração, para que nelas leia a dor e o amor: a dor, para suportar por vós toda dor; o amor, para desprezar por vós qualquer outro amor.» Escrevei, meu Salvador tão amoroso, escrevei sobre meu coração vossas chagas, para que nelas sempre leia vossa dor e vosso amor. Sim, ao contemplar a intensidade do sofrimento suportado por mim por vós, meu Deus, suportarei em paz todas as penas que me sobrevierem; e contemplando o amor que me declarastes na cruz, amarei somente a vós e a ninguém mais poderei amar.

De onde os santos receberam ânimo e fortaleza para suportar tormentos, martírios e mortes, senão das penas de Jesus crucificado? São José de Leonissa, capuchinho, vendo que queriam atá-lo com cordas para uma dolorosa incisão que o cirurgião devia fazer-lhe, tomou o Crucifixo nas mãos e disse: «Que cordas, que cordas! Aqui estão meus laços: este meu Senhor pregado à cruz por meu amor; suas dores me obrigam a suportar qualquer pena por amor dele.» Assim suportou a incisão sem queixas, contemplando Jesus que, «como um cordeiro diante do que o tosquia emudecerá, e não abrirá a sua bôca» (Is 53,7). Quem poderá dizer que sofre injustamente ao contemplar Jesus «foi quebrantado pelos nossos crimes» (Is 53,5)? Quem recusará obedecer por algum incômodo, quando Jesus se fez «obediente até à morte» (Fl 2,8)? Quem recusará as afrontas ao vê-lo tratado como louco, rei de farsa, criminoso, esbofeteado, coberto de escarros e suspenso num patíbulo infame?

Quem poderá amar outro objeto além de Jesus, vendo-o morrer entre tantas dores e desprezos para conquistar nosso amor? Um eremita piedoso rogava a Deus que lhe mostrasse como poderia chegar a amá-lo com perfeição. O Senhor lhe revelou que não havia exercício mais apto para chegar ao amor perfeito do que meditar frequentemente sua Paixão. Santa Teresa chorava e se queixava de certos livros que lhe tinham ensinado a abandonar a meditação da Paixão de Jesus Cristo, porque poderia impedir a contemplação da Divindade. A santa exclamava: «Ó Senhor de minha alma, ó meu bem, Jesus crucificado, nunca me recordo dessa opinião sem sentir que cometi uma grande traição. Seria possível que vós, Senhor, me impedísseis um bem maior? E de onde me vieram todos os bens, senão de vós?» Depois acrescentava: «Vi que, para contentar a Deus e para que nos faça grandes graças, ele quer que isso passe pelas mãos dessa humanidade sacratíssima, na qual sua divina Majestade disse comprazer-se.»

O padre Baltasar Álvarez dizia, por isso, que ignorar os tesouros que temos em Jesus era a ruína dos cristãos. Sua meditação mais querida e habitual era a Paixão de Jesus Cristo, considerando sobretudo três sofrimentos: pobreza, desprezo e dor. Exortava quem se confessava com ele a meditar frequentemente a Paixão do Redentor, dizendo que não pensassem haver feito coisa alguma enquanto não chegassem a conservar Jesus crucificado sempre fixo no coração.

Quem deseja crescer continuamente de virtude em virtude e de graça em graça, ensina São Boaventura, medite sempre Jesus padecente. E acrescenta que para a santificação da alma, nenhum exercício traz mais proveito que a consideração frequente dos sofrimentos de Jesus Cristo: nada opera na alma uma santificação tão universal como a meditação da Paixão de Cristo.

Além disso, dizia Santo Agostinho, segundo Bernardino de Bustis, que chorar sequer uma lágrima ao recordar a Paixão de Jesus tem maior valor que ir em peregrinação a Jerusalém e jejuar durante um ano alimentando-se apenas de pão e água. Sim, nosso amoroso Salvador sofreu tanto para que pensássemos nisso; e, pensando, não é possível deixar de inflamar-se no amor divino: «Porque o amor de Cristo nos constrange» (2Cor 5,14). Poucos amam Jesus porque poucos consideram as penas que sofreu por nós. Quem as considera frequentemente não pode viver sem amá-lo: a caridade de Cristo nos constrange. Sentirá tão forte o impulso de seu amor que lhe será impossível resistir e deixar de amar um Deus tão enamorado, que tanto sofreu para ser amado.

Ponto II

Por isso o Apóstolo dizia que não queria saber outra coisa senão Jesus crucificado: o amor manifestado por ele na cruz: «Porque julguei não saber coisa alguma entre vós, senão a Jesus Cristo, e êste crucificado.» (1Cor 2,2). De que livros poderíamos aprender melhor a ciência dos santos, que é a ciência de amar a Deus, do que de Jesus crucificado? Frei Bernardo de Corleone, grande servo de Deus, capuchinho, não sabia ler, e seus irmãos religiosos queriam ensinar-lhe. Buscou então conselho no Crucifixo. Jesus respondeu-lhe do alto da cruz: «Para quê livros e leitura? Eu sou teu livro; nele poderás ler sempre o amor que te tive.» Ó grande assunto para meditar ao longo de nossa vida inteira e da eternidade: um Deus que morreu por nosso amor! Um Deus que morreu por nosso amor! Ó grande assunto!

Um dia, visitando São Boaventura, São Tomás de Aquino lhe perguntou qual livro mais utilizara para registrar tantas belas doutrinas que havia escrito. São Boaventura apontou a imagem do Crucifixo, toda escurecida pelos muitos beijos que lhe dera, e disse: «Este é meu livro, de onde tiro tudo o que escrevo; ele me ensinou o pouco que sei.» Todos os santos aprenderam, afinal, a arte de amar a Deus estudando o Crucifixo. Frei João de Alverne, sempre que contemplava Jesus chagado, não conseguia conter as lágrimas. Frei Tiago de Todi, ouvindo a leitura da Paixão do Redentor, além de chorar copiosamente, soltava gritos, vencido pelo amor de que se sentia inflamado para com seu amado Senhor.

Nesse doce estudo do Crucifixo, o padre São Francisco tornou-se aquele grande serafim. Chorava tão continuamente ao meditar as penas de Jesus Cristo que quase perdeu inteiramente a visão. Uma vez o encontraram gritando e chorando e lhe perguntaram o que tinha. «Que poderia eu ter?», respondeu o santo. «Choro as dores e as afrontas feitas ao meu Senhor; e minha pena aumenta ao ver os homens ingratos que vivem esquecidos dele, sem amá-lo.» Quando ouvia um cordeiro balar, sentia-se ferido de compaixão ao pensar na morte de Jesus, Cordeiro imaculado, que se deixou imolar na cruz pelos pecados do mundo. Por isso, esse santo enamorado não sabia recomendar aos seus frades com maior empenho que se lembrassem frequentemente de Jesus em sua Paixão.

Eis, portanto, nosso livro: Jesus crucificado. Se também nós o lermos frequentemente, aprenderemos de um lado a temer o pecado e, de outro, nos inflamaremos no amor de um Deus tão amoroso. Nessas chagas lemos a malícia do pecado, que levou um Deus a sofrer morte tão amarga para satisfazer a justiça divina; e o amor que o Salvador nos revelou ao querer sofrer tanto para fazer-nos compreender quanto nos amava.

Roguemos à divina Mãe Maria que nos alcance do Filho a graça de entrar também nessas fornalhas de amor, onde ardem tantos corações enamorados. Que nelas se consumam todos os nossos afetos terrenos e também nós ardamos naquelas chamas felizes, que santificam as almas na terra e as fazem bem-aventuradas no céu. Amém.

Tradução do projeto, feita do original italiano de Santo Afonso Maria de Ligório: L'amore delle anime (1751), «Frutti che si ricavano dal meditare la Passione di Gesù Cristo», §§ 1–12 integrais, pp. 11–18 do corpus; «Invocazione a Gesù ed a Maria», _PS.HTM, pp. 9–10 (somente em ppent3-5); Marietti I 537–540. Ver o texto italiano.

Disposição dos dias segundo o P. Giacomo Maria Cristini, C.Ss.R. Tradução em revisão.