Rezar

SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

Meditação do dia

O abandono de Jesus sobre a cruz e a pena de dano no inferno

SEXTA-FEIRA, 23 DE JULHO · SANTO APOLINÁRIO

O abandono de Jesus sobre a cruz e a pena de dano no inferno

MT 27,46

«E perto da hora nona deu Jesus um grande brado, dizendo: Eli, Eli, lamma sabachthani? isto é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?»

SUMÁRIO

O abandono sensível de Jesus manifesta a gravidade do pecado e ensina a confiar em Deus na desolação.

Ponto I

«E perto da hora nona deu Jesus um grande brado, dizendo: Eli, Eli, lamma sabachthani? isto é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?» (Mt 27,46). Antes dessas palavras, São Mateus escreve que, perto da hora nona, Jesus clamou com grande voz: Eli, Eli. Por que Jesus Cristo pronunciou essas palavras em voz tão alta? Eutímio diz que clamou tão fortemente para nos dar a conhecer seu poder divino: estando próximo de expirar, podia ainda fazer ouvir uma voz tão grande, coisa que os agonizantes não podem fazer pela extrema fraqueza que então sofrem. Clamou também desse modo para nos fazer compreender a imensa pena com que morria.

Alguém poderia supor que, sendo Jesus homem e Deus, pelo poder de sua divindade impedisse que os tormentos lhe causassem dor. Para afastar essa suspeita, quis manifestar com essas palavras que sua morte era a mais amarga jamais sofrida por alguém. Enquanto os mártires eram consolados nos tormentos pelas doçuras divinas, ele, rei dos mártires, queria morrer sem conforto algum, satisfazendo com todo rigor a justiça divina pelos pecados da humanidade inteira. Silveira observa, por isso, que Jesus chamou seu Pai de Deus, em vez de Pai: então devia dirigir-se a ele como réu diante do juiz, e não como filho diante do pai. «Jesus, pendente da cruz, satisfazia seu Pai, enquanto juiz, com todo rigor da justiça, pelos pecados do gênero humano.»

São Leão escreve que o clamor do Senhor foi doutrina, em vez de queixa: «Essa voz é ensinamento, não reclamação.» Ensinamento, pois quis instruir-nos sobre a grande malícia do pecado, que como que obrigava Deus a abandonar ao sofrimento, sem alívio, seu amado Filho, apenas porque ele tomara sobre si o encargo de satisfazer nossos delitos. Naquele momento, a divindade não abandonou Jesus; tampouco lhe foi retirada a glória comunicada à sua alma bendita desde o primeiro instante de sua criação. Foi, porém, privado de todo alívio sensível com que Deus costuma confortar seus servos fiéis nos sofrimentos, e deixado em trevas, temores e amarguras: penas todas merecidas por nós. Jesus já experimentara no horto de Getsêmani esse abandono da presença divina sensível; o que sofreu na cruz, contudo, foi maior e mais amargo.

Ó Pai eterno, que desgosto vos deu esse Filho inocente e inteiramente obediente, para que o castigueis com uma morte tão amarga? Vede-o naquele madeiro, com a cabeça atormentada pelos espinhos, pendendo de três ganchos de ferro e apoiando-se em suas próprias feridas. Todos o abandonaram, inclusive seus discípulos; todos o escarnecem e blasfemam contra ele naquele patíbulo. Por que vós, que tanto o amais, também o abandonastes? Devemos compreender que Jesus tomara sobre si todos os pecados do mundo. Por isso, embora em si fosse o mais santo de todos, ou melhor, a própria santidade, quanto ao peso assumido de satisfazer por todos esses pecados aparecia como o maior pecador do mundo. Fazendo-se réu por todos, oferecera-se a pagar por todos. Como merecíamos ser abandonados eternamente no inferno, em desespero eterno, ele próprio quis ser abandonado a uma morte sem conforto algum, para nos libertar da morte eterna.

Calvino blasfemou em seu comentário a São João, dizendo que Jesus Cristo, para aplacar o Pai em favor da humanidade, devia experimentar toda a ira de Deus contra os pecados e sentir todas as penas dos condenados, especialmente a do desespero. Blasfêmia e insensatez! Como poderia satisfazer nossos pecados com um pecado tão grande como o desespero? E como concordaria esse desespero, imaginado por Calvino, com as outras palavras que Jesus então disse: «E Jesus dando um grande brado, disse: Pai, nas tuas mãos encomendo o meu espírito. E dizendo estas palavras, expirou.» (Lc 23,46)? A verdade, conforme explicam São Jerônimo, São João Crisóstomo e outros, é que nosso Salvador exprimiu esse lamento para mostrar a amargura de sofrer uma morte sem qualquer alívio, não desespero. Além disso, seu desespero só poderia nascer de se ver odiado por Deus. Como poderia Deus odiar o Filho que, para obedecer à sua vontade, se oferecera a satisfazê-lo pelas culpas humanas? Foi justamente essa obediência que fez o Pai atendê-lo e lhe conceder a salvação do gênero humano, conforme escreve o Apóstolo: «» (Hb 5,7).

Esse abandono de Jesus Cristo foi a pena mais atormentadora de toda a Paixão. Depois de tantas dores cruéis suportadas sem jamais se queixar, somente dessa se lamentou: com um grande clamor, «em voz alta», e com muitas lágrimas e súplicas, como diz São Paulo. Seus clamores e lágrimas destinavam-se a fazer-nos compreender quanto sofria para alcançar-nos a misericórdia divina. Ao mesmo tempo, mostravam a pena horrenda de uma alma culpada que é expulsa por Deus e fica privada para sempre de seu amor, segundo a ameaça divina: «Toda a sua malícia apareceu em Galgal, porque ali é que lhes concebi aversão: Eu os lançarei fora da minha casa por causa da malícia das invenções do seu capricho: Eu não lhes tornarei mais a ter amor, todos os seus príncipes são apóstatas.» (Os 9,15). Santo Agostinho acrescenta que Jesus se perturbou à vista da morte para consolar seus servos: se, à vista da própria morte, sentirem perturbação, não se julguem réprobos nem se entreguem ao desespero, porque ele também se perturbou à vista da morte. Eis as palavras do santo: «Se te perturbas diante da morte iminente, não te julgues réprobo nem te lances ao desespero; Cristo se perturbou diante de sua morte para isso.»

Agradeçamos, portanto, a bondade de nosso Salvador, que quis assumir as penas por nós merecidas e nos libertar da morte eterna. Procuremos, de hoje em diante, mostrar gratidão a nosso libertador, expulsando do coração todo afeto que não seja para ele. Quando experimentarmos desolação de espírito e privação da presença divina sensível, unamos nossa desolação à que Jesus Cristo sofreu na morte. Por vezes ele se esconde aos olhos das almas que mais ama; não se afasta, contudo, do coração, e as assiste pela graça interior. Não se ofende se, nesse abandono, lhe dizemos o que ele disse no horto a seu Pai divino: «E adiantando-se uns poucos de passos se prostrou com o rosto em terra, fazendo oração, e dizendo: Pai meu, se é possível, passe de mim êste cálice: Todavia não se faça nisto a minha vontade, mas sim a tua.» (Mt 26,39). Devemos, porém, acrescentar imediatamente, com ele: «Todavia não como eu quero, mas sim como tu.» Se a desolação continuar, continuemos a repetir esse ato de conformidade, como ele o repetiu durante as três horas de oração no horto: «E deixando-os, de novo foi orar terceira vez, dizendo as mesmas palavras.» (Mt 26,44). São Francisco de Sales diz que Jesus é igualmente amável quando se mostra e quando se esconde. A quem mereceu o inferno e se vê livre dele, só cabe dizer: «Bendirei o Senhor em todo o tempo: Seu louvor será sempre na minha bôca.» (Sl 33,2). Senhor, não mereço consolações; fazei que vos ame com vossa graça, e me contentarei em viver nessa desolação enquanto vos agradar. Se os condenados pudessem, em suas penas, conformar-se assim à vontade divina, seu inferno já não seria inferno.

AFETOS E ORAÇÕES

«Mas tu, Senhor, não afastes de mim o teu socorro: Aplica-te a me defenderes.» (Sl 21,20). Ah, Jesus meu, pelos méritos de vossa morte desolada, não me priveis de vosso auxílio naquele grande combate que, no instante de minha morte, travarei com o inferno. Naquele tempo, todas as pessoas da terra já me terão abandonado e não poderão ajudar-me. Não me abandoneis vós, que morrestes por mim e sois o único que pode socorrer-me nesse extremo. Fazei-o pelo mérito da pena que sofrestes em vosso abandono: por ela alcançastes que a graça divina não nos abandonasse, como merecíamos por nossas culpas.

Tradução do projeto, feita do original italiano de Santo Afonso Maria de Ligório: Riflessioni sulla Passione di Gesù Cristo (1773), Capo V, § 1, «Parola IV», nn. 15–21, integral, pp. 245–250 do corpus. Ver o texto italiano.

Disposição dos dias segundo o P. Giacomo Maria Cristini, C.Ss.R. Tradução em revisão.