Rezar

SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

Meditação do dia

Vida desolada de Jesus Cristo

SEXTA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO · SÃO JOSÉ DE CUPERTINO

Vida desolada de Jesus Cristo

LM 2,13

«A quem te compararei? Ou a quem te assemelharei, filha de Jerusalém? A quem te igualarei, e como te consolarei, ó virgem filha de Sião? Porque grande é como o mar o teu desfalecimento: Quem te remediará?»

SUMÁRIO

A vida do Redentor foi marcada pela visão dos pecados e pela desolação. Unidos à sua Paixão, os sofrimentos da alma tornam-se súplica de arrependimento e amor.

Ponto I

A vida de nosso amante Redentor foi toda desolada e privada de todo alívio. Foi a vida de Jesus aquele grande mar, inteiramente amargo, sem uma gota doce de consolação: «A quem te compararei? Ou a quem te assemelharei, filha de Jerusalém? A quem te igualarei, e como te consolarei, ó virgem filha de Sião? Porque grande é como o mar o teu desfalecimento: Quem te remediará?» (Lm 2,13). Foi o que o Senhor manifestou certa vez a Santa Margarida de Cortona, dizendo-lhe que, em toda a sua vida, nunca experimentara consolação sensível. Aquela tristeza que, no horto de Getsêmani, declarou chegar a ponto de bastar para lhe tirar a vida — «Disse-lhes então: A minha alma está numa tristeza mortal: Demorai-vos aqui, e vigiai comigo.» (Mt 26,38) — não o afligiu somente então: deixou-o sem consolo desde o primeiro instante da Encarnação. Todas as penas e ignomínias que deveria padecer até morrer estiveram sempre presentes aos seus olhos.

Não foi tanto a visão dos padecimentos que teria de suportar na vida, e especialmente na morte, quanto a visão dos pecados que as pessoas cometeriam depois da sua morte, que o manteve sumamente aflito durante toda a vida. Ele viera, mediante sua morte remover do mundo os pecados e salvar as almas do inferno. Contudo, apesar de sua morte, já via todas as iniquidades que seriam cometidas na terra. Cada uma delas, por ele distintamente contemplada enquanto viveu aqui, o afligiu imensamente, como escreveu São Bernardino de Sena: «Teve diante dos olhos cada culpa particular». Essa dor esteve sempre diante dos seus olhos e o manteve aflito: «Porque aparelhado estou para os açoites: E a minha dor está sempre diante de mim.» (Sl 37,18).

Diz Santo Tomás que a visão dos pecados humanos e da ruína de tantas almas que se perderiam foi, para Jesus Cristo, uma dor superior à de todos os penitentes, até daqueles que morreram de pura dor. Os santos mártires suportaram grandes tormentos: cavaletes, unhas de ferro, couraças em brasa. Deus, porém, sempre suavizava seus sofrimentos com doçuras interiores. Entre todos os mártires, nenhum martírio foi mais penoso do que o de Jesus Cristo: sua dor e sua tristeza foram pura dor e pura tristeza, sem o menor alívio. «A grandeza da dor de Cristo», escreve o Angélico, «considera-se pela pureza da dor e da tristeza» (III, questão 46, artigo 6).

Tal foi a vida do nosso Redentor, e tal a sua morte, toda desolada. Morria na cruz e, privado de todo conforto, procurava alguém que o consolasse, mas não encontrou: «À tua vista estão todos os que me afligem, impropério aguardou o meu coração e miséria. E esperei se algum se entristecia comigo e não houve ninguém: E esperei se algum me consolava, e não o achei.» (Sl 68,21). Só encontrou quem o escarnecesse e blasfemasse. Uns diziam: «e dizendo: Ah, tu o que destróis o templo de Deus, e o reedificas em três dias, salva-te a ti mesmo: Se és filho de Deus, desce da cruz.» (Mt 27,40); outros: «Êle salvou a outros, a si mesmo não se pode salvar: Se é rei de Israel, desça agora da cruz, e creremos nêle:» (Mt 27,42). O Senhor aflito, abandonado por todos, voltou-se para o Eterno Pai. Vendo que também o Pai o abandonara, lançou com grande voz aquela doce queixa: «E perto da hora nona deu Jesus um grande brado, dizendo: Eli, Eli, lamma sabachthani? isto é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?» (Mt 27,46). Assim o Salvador terminou a vida, como predissera por Davi: mergulhado numa tempestade de ignomínias e dores. «Atolado estou no lôdo do profundo: Nem há consistência. Cheguei ao alto mar: E a tempestade me submergiu.» (Sl 68,3).

Quando sentirmos desolação, Encontremos consolação na morte de Jesus em desolação Cristo. Ofereçamos-lhe nossa desolação, unindo-a à que ele, inocente, sofreu no Calvário por nosso amor.

AFETOS E ORAÇÕES

Meu Jesus, quem não vos amará, vendo-vos morrer em tamanha desolação, consumido de dores para pagar nossos pecados? Eis-me: sou um dos vossos algozes, que tanto vos afligiram durante toda a vida pela visão dos próprios pecados. Já que me chamais à penitência, concedei-me sentir ao menos uma parte da dor que minhas culpas vos causaram na Paixão. Como posso buscar prazeres, tendo-vos afligido tanto pelos meus pecados? Não vos peço prazeres nem delícias: peço lágrimas e dor. Fazei-me passar o restante desta vida chorando os desgostos que vos dei. Abraço os vossos pés, Jesus meu, crucificado e desolado; desse modo desejo morrer. Maria dolorosa, rogai a Jesus por mim.

Tradução do projeto, feita do original italiano de Santo Afonso Maria de Ligório: Otto meditazioni della Passione di Gesù Cristo (1773), Meditazione V («Vita desolata di Gesù Cristo»), texto inteiro e oração, pp. 351–353 do corpus. Ver o texto italiano.

Disposição dos dias segundo o P. Giacomo Maria Cristini, C.Ss.R. Tradução em revisão.