Rezar

SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

Meditação do dia

As multidões famintas e a vaidade dos bens terrenos

DOMINGO, 5 DE JULHO · VI DOMINGO DEPOIS DE PENTECOSTES

As multidões famintas e a vaidade dos bens terrenos

MC 8,2

«Tenho compaixão dêste povo, porque, olhai, há já três dias que andam aturadamente comigo, e não têm que comer:»

SUMÁRIO

Somente Deus sacia a alma. As riquezas e honras passam com a morte; é preciso procurar os bens que acompanham a alma na eternidade.

Ponto I

Era tão grande o encanto de nosso divino Salvador, e tão doce a maneira como acolhia a todos, que as pessoas o seguiam aos milhares. Um dia viu-se cercado por uma grande multidão que o acompanhara durante três dias sem comer. Movido de compaixão, Jesus Cristo disse aos discípulos: «Tenho compaixão dêste povo, porque, olhai, há já três dias que andam aturadamente comigo, e não têm que comer:». Por isso realizou o milagre de multiplicar os sete pães e alguns peixinhos que ali havia, e saciou a todos. Este é o sentido literal. O sentido místico, porém, é que neste mundo não há alimento que sacie as nossas almas. Os bens terrenos — posses, honras, prazeres — atraem os sentidos do corpo, mas não podem saciar a alma, criada para Deus: somente Deus pode contentá-la. Quero, pois, falar-vos hoje da vaidade do mundo e mostrar quanto vivem enganados aqueles que o amam: levam uma vida infeliz nesta terra e se expõem ao grande perigo de levar depois uma vida ainda mais infeliz na eternidade.

O profeta régio exclama contra os mundanos: «Filhos dos homens, até quando sereis de pesado coração? por que amais a vaidade, e buscais a mentira?». Ó homens, diz, ó insensatos, até quando conservareis o coração preso à terra? Por que amais as vaidades, as mentiras, que são todos os bens do mundo? Julgais encontrar paz ao adquiri-los? Como quereis encontrar paz, se abandonais seu caminho e percorreis as veredas da aflição e da infelicidade? O próprio Davi vo-lo mostra: «Todos se desviaram, à uma se fizeram inúteis: Não há quem faça o bem, não há nem sequer um. A sua garganta é sepulcro aberto: Com as suas línguas urdiam enganos, veneno de áspides debaixo dos seus lábios. Cuja bôca está cheia de maldição e de amargura: Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Aflição e calamidade nos caminhos dêles, e não conheceram o caminho da paz: Não há temor de Deus diante de seus olhos.». Esperais alcançar paz no mundo; mas como poderá ele dar-vos a paz que procurais, quando São João diz: «Sabemos que somos de Deus, e todo o mundo está sob o império do espirito maligno.'»? O mundo está cheio de iniquidade; por isso os mundanos vivem escravizados ao poder do maligno, isto é, do demônio. O Senhor declarou que não há paz para os ímpios, que vivem privados de sua graça: «Para os ímpios não há paz, diz o Senhor.».

Os bens do mundo têm apenas aparência de bens e não podem saciar o coração humano: «Vós semeastes muito, e recolhestes pouco: Comestes, e não ficastes fartos: Bebestes e não matastes a sede: Cobristes-vos e não ficastes quentes: E o que ajuntou muitos ganhos, meteu-os num saco roto.». Em lugar de extinguir nossa fome, diz São Bernardo, antes a aumentam. Se esses bens contentassem o homem, as pessoas poderosas e ricas seriam plenamente felizes. A experiência demonstra justamente o contrário: mostra que são as mais infelizes, sempre oprimidas por temores, ciúmes ou tristezas. Ouçamos o rei Salomão, que teve abundância desses bens. Que diz? «Eu vi tudo o que se passa debaixo do sol, e eis que achei que tudo era vaidade, e aflição de espírito.». Tudo neste mundo, diz ele, é vaidade, mentira e engano; além de vaidade, é também aflição e tormento da pobre alma, que em todos os bens terrenos não encontra coisa que a contente: tudo a aflige e lhe traz amarguras.

Ponto II

Este castigo é justo para aqueles que se recusam a servir alegremente ao seu Deus, querem servir ao inimigo, isto é, ao mundo, que os faz padecer a falta de todo bem: «Pòrque nãó serviste ao Senhor teu Deus com gôsto, e alegria de coração, por causa da abundância que tinhas de tôdas as coisas:» «Servirás ao inimigo, que o Senhor há de enviarcontra ti, com fome, com sede, com desnudez, e com fal ta de tudo: e êle porá sôbre o teu pescoço um jugo de ferro, até que te d.estrua.». Sim, porque o homem pensa contentar seu coração com esses bens terrestres; mas, por mais que obtenha, nunca fica satisfeito, pede sempre mais e permanece descontente. Feliz quem deseja somente Deus, porque Deus, como diz Davi, saberá satisfazer todos os pedidos de seu coração: «Deleita-te no Senhor: E te outorgará as petições do teu coração.». Por isso Santo Agostinho escreveu: «Pequeno homem, que procuras ao buscar os bens? Procura aquele único bem em que estão todos os bens.» Tendo aprendido, à sua própria custa, que os bens do mundo não contentam nossos corações, antes os afligem, dizia depois a Deus: «Todas as coisas são penosas, e somente vós sois repouso.»

Assim acontecia ao seráfico São Francisco: embora despojado de tudo, era mais rico e contente que todos os mundanos ao repetir: «Meu Deus e meu tudo!» A paz de quem só deseja Deus supera todo o deleite que as criaturas podem dar: elas agradam aos sentidos, mas não podem contentar o coração humano. «E a paz de Deus, que sobrepuja todo o entendimento, guarde os vossos corações, e os vossos sentimentos em Jesus Cristo.». São Tomás explica a diferença entre o bem supremo, que é Deus, e os bens desta terra: quanto mais se possui Deus, mais se o ama, porque então se conhece cada vez melhor sua grandeza infinita, e por isso se desprezam as demais coisas. Quanto aos bens temporais, uma vez alcançados, são desprezados: reconhece-se então sua pequenez e desejam-se outras coisas que possam contentar-nos.

O profeta Oseias adverte que o mundo tem nas mãos uma balança enganosa: «Canaã, em cuja mão está uma balança enganosa, amou a calúnia.». Devemos, portanto, pesar os bens na balança de Deus, em vez de pesá-los na do mundo, que nos faz ver as coisas diferentes do que são. Afinal, que são os bens desta vida? Jó dizia: «Os dias da minha vida foram mais velozes do que um correio: Fugiram, e' não viram o bem.» «Passaram como navios que levam fruta, como a águia que voa à sua comida.». As embarcações são as vidas dos homens, que passam depressa e correm para a morte. Se esses homens cuidaram somente de adquirir bens terrenos, tais bens não passam de frutos que apodrecem no momento da morte: nada deles poderão levar consigo para o outro mundo. São Ambrósio diz que falsamente chamamos nossos aqueles bens que não podemos levar para a eternidade, onde viveremos para sempre e onde somente a virtude nos acompanhará. Santo Agostinho escreve: «Atentas somente ao que aquele rico possuía; considera, porém, o que leva consigo ao morrer.» Essas pessoas mal levarão uma pobre veste, que apodrecerá com elas na sepultura. Se em vida tiveram grande nome, logo depois da morte se perderá sua memória: «As espadas do inimigo perderam a sua fôrça para sempre: E destruíste as suas cidades. A memória deles pereceu com ruído:».

Ponto III

Oh, se os homens sempre tivessem diante dos olhos aquela grande sentença de Jesus Cristo: «Porque, de que aproveita ao homem ganhar todo o mundo, se vier a perder a sua alma? Ou que comutação fará o homem para recobrar a sua alma?»! Certamente todos abandonariam o amor do mundo. Que proveito haverá, no momento de morrer, em ter adquirido todos os bens mundanos, se a alma tiver de ir padecer no inferno durante toda a eternidade? Quantas pessoas essa sentença levou a recolher-se nos claustros, a refugiar-se nos desertos, a abraçar os tormentos e a morte, como fizeram os santos mártires! Na história da Inglaterra lê-se que cerca de trinta reis e rainhas deixaram o mundo e abraçaram a vida religiosa para assegurar uma boa morte. Também o pensamento da vaidade do mundo levou São Francisco de Borja a abandoná-lo. Ao ver a imperatriz Isabel morta no esplendor de sua juventude, resolveu servir somente a Deus, dizendo: «É assim, portanto, que acabam as grandezas e as coroas deste mundo? Quero, desde hoje, servir a um senhor que não possa morrer.»

O dia da morte é chamado dia da perda: «Minha é a vingança, e eu lhes darei o pago a seu tempo, quando resvalar o seu pé: perto está o dia da sua perdição, e os momentos dela se apressam por chegar.». É dia da perda porque nele todos os bens mundanos — riquezas, honras, prazeres — terão de ser perdidos e deixados. A sombra da morte obscurece os tesouros e grandezas terrenos, e também as púrpuras e coroas. A carmelita descalça irmã Margarida de Sant’Ana, filha de Rodolfo II, o imperador, dizia: «Para que servem os reinos na hora da morte?» «O mal presente faz esquecer os maiores prazeres, e na morte do homem serão descobertas as suas obras.». A hora funesta da morte põe fim a todas as delícias e pompas terrenas. São Gregório diz que são enganadores os bens que não podem permanecer conosco nem aliviar nossas misérias.

Eis aquele pecador que despertava a inveja dos outros pelas riquezas e honras adquiridas: em meio ao esplendor de suas pompas, porém, chegou a morte, e ele já não é o que era. «Vi ao ímpio sumamente exaltado, e elevado como os cedros do Líbano.» «E passei, e eis-que não era: E o busquei, e não foi achado o lugar dêle.». Os infelizes condenados confessam essa verdade no inferno, mas sem fruto, exclamando entre lágrimas: «De que nos aproveitou a soberba? ou de que nós serviu a jactância das riquezas?» «Todas aquelas coisas passaram como sombra, e como um correio que vai depressa.». De que nos serviram, dizem, nossas pompas e riquezas, se agora tudo passou como sombra e nada nos restou além de sofrimento e desespero eternos? Meus cristãos, abramos os olhos e cuidemos da salvação da alma enquanto podemos: na outra vida, se a perdermos, já não poderemos salvá-la.

Ponto IV

O filósofo Aristipo, viajando certa vez pelo mar, sofreu um naufrágio e perdeu todos os seus bens. Como, porém, era muito estimado por sua ciência, ao chegar à costa os habitantes daquele lugar lhe forneceram tudo o que perdera. Escreveu então uma carta aos amigos de sua pátria, exortando-os a procurar os bens que não se perdem num naufrágio. É precisamente este o recado que nossos parentes e amigos, já passados à eternidade, nos enviam do outro mundo: procuremos nesta vida os bens que não se perdem com a morte. Caso contrário, se tivermos cuidado somente de acumular bens terrestres, naquele momento seremos chamados insensatos. Ouviremos o que foi dito ao rico mencionado por São Lucas, que, depois de uma boa colheita de seus campos, dizia a si mesmo: «E direi à minha alma: Alma minha, tu tens muitos bens em depósito para largos anos: Descansa, come, bebe, regala-te.». Deus, porém, lhe disse: «Mas Deus disse a êste homem: Néscio, esta noite te virão demandar a tua alma: E as coisas que tu ajuntaste, para quem serão?».

Disse «te pedirão», porque a alma não foi dada a cada homem como propriedade de que possa dispor à vontade. Foi-lhe confiada em depósito, para que a conserve fiel a Deus e assim a devolva quando se apresentar ao tribunal do Juiz supremo. O Evangelho conclui: «Assim é o que entesoura para si, e não é rico para Deus.». Isso acontece a quem procura tornar-se rico de bens terrenos, em vez de enriquecer no amor divino. Santo Agostinho, por isso, disse: «Que possui o rico, se não tem caridade? Que falta ao pobre, se tem caridade?» Quem tem todos os tesouros terrestres, mas não tem Deus, é a pessoa mais pobre do mundo; quem vive na pobreza, tendo Deus, possui tudo, ainda que não tenha nenhum bem desta terra.

Coisa espantosa! Jesus Cristo disse: «E o amo louvou êste feitor iníquo, por haver obrado como homem de juízo: Porque os filhos dêste século são mais sábios na sua geração que os filhos da luz.». Quanto são prudentes nas coisas terrestres os mundanos, que vivem entre as trevas do século! Santo Agostinho diz: «Vejamos quanto os homens suportam pelos bens que amam desordenadamente.» Quanto trabalham para adquirir aquela propriedade, para conseguir aquele cargo! Quanto zelo empregam em conservar a saúde do corpo! Consultam o melhor médico e tomam os melhores remédios. E depois, no cuidado da saúde da alma, os filhos da luz, isto é, os cristãos, mostram tanta negligência e nada querem sofrer! Ó Deus, à luz da vela da morte, naquele tempo chamado tempo da verdade, os mundanos finalmente conhecem e confessam sua loucura. Então cada um diz: «Oh, se eu me tivesse santificado! Se tivesse abandonado tudo e amado somente Deus!»

Ponto V

Filipe II, rei da Espanha, estando para morrer, mandou chamar seu filho. Afastando a veste real, mostrou-lhe o peito corroído pelos vermes e disse: «Filho, vês como se morre e como terminam as grandezas do mundo?» Mandou depois que lhe atassem ao pescoço uma cruz de madeira e dispôs o necessário para sua morte. Finalmente, voltando-se para o filho, disse: «Quis, meu filho, que estivesses presente a este ato, para compreenderes como o mundo trata, no fim, até os monarcas.» E morreu dizendo: «Oh, se eu tivesse sido irmão leigo de alguma ordem religiosa, em vez de rei!» Assim falam na hora de morrer até os grandes da terra, aqueles que os homens chamam felizes no mundo. De que servem, porém, esses desejos e suspiros naquele momento, quando a cena está prestes a encerrar-se, senão para aumentar a pena e o remorso daqueles que amaram o mundo?

Que é nossa vida presente, senão uma representação que logo termina? Pode terminar quando menos pensamos, como aconteceu a Casimiro, rei da Polônia. Certo dia estava à mesa com seus grandes; ao aproximar da boca uma taça para beber, morreu, e para ele terminou a representação. O imperador Celso foi morto sete dias depois de sua eleição: encerrou-se também sua cena. Ladislau, rei da Boêmia, tinha dezoito anos e esperava sua esposa, filha do rei da França. Preparavam-se as festas quando, numa manhã, uma grande dor o atacou e lhe tirou a vida. Enviaram-se imediatamente mensageiros para avisar à esposa que voltasse à França: para Ladislau, a representação havia terminado.

É isso que São Paulo quis significar quando escreveu: «E os que usam dêste mundo, como se dêle não usassem: Porque a figura dêste mundo passa.». «Figura», isto é, cena, representação. Cornélio a Lápide comenta: «O mundo é como um teatro: passa uma geração, chega outra. Quem representa o rei não leva consigo a púrpura. Dizei-me, ó propriedade, ó casa: quantos donos tivestes?» Em cada século mudam os habitantes da terra. As cidades e reinos se enchem continuamente de novas pessoas. As primeiras passam ao outro mundo, sucedem-lhes as seguintes, e a estas sucedem outras. Quem representou o papel de rei nessa cena já não é rei; quem foi dono daquela propriedade, daquele palácio, já não é dono. Por isso o Apóstolo nos aconselha: «Isto finalmente vos digo, irmãos: O tempo é breve: O que resta é que não só os que têm mulheres sejam como se as não tivessem.» «E os que usam dêste mundo, como se dêle não usassem: Porque a figura dêste mundo passa.».

Como nossa permanência nesta terra é breve, e tudo terminará com a morte, sirvamo-nos do mundo somente para desprezá-lo, como se para nós não existisse. Procuremos adquirir os tesouros eternos do paraíso, onde, segundo o Evangelho, não há traças que os consumam nem ladrões que os roubem: «Mas entesourai para vós tesouros no Céu: Onde não os consome a ferrugem, nem a traça, e onde os ladrões não os desenterram, nem roubam.». Santa Teresa dizia: «Não se deve dar importância ao que termina com a vida; a verdadeira vida é viver de modo que não se tema a morte.» Não temerá morrer quem vive desprendido das vaidades mundanas e cuida de adquirir somente os bens que o acompanharão na eternidade e lhe darão felicidade para sempre.

Tradução do projeto, feita do original italiano de Santo Afonso Maria de Ligório: Sermoni compendiati (1771), Sermone XXXV, «Per la domenica VI dopo Pentecoste. Della vanità del mondo», integral, pp. 500–505. Ver o texto italiano.

Disposição dos dias segundo o P. Giacomo Maria Cristini, C.Ss.R. Tradução em revisão.